Image Map

28/01/2015

Um pouco de água daqui


Oi gente, hoje trago para vocês o que está na minha mente e que ocupou um bom tempo dos meus pensamentos nessas últimas semanas. Você com toda certeza já ouviu falar e já a desejou em algum momento da sua vida. Mais você deu ou dá realmente importância a ela? Sim, estou falando da água.



 Minha cidade, localizada no interior do Rio de Janeiro, chamada Barra Mansa é cortada por um rio denominado Paraíba do Sul... Sabe, aquele o qual de uns meses para cá tem sido notícia nos jornais e esperança para muitos moradores de São Paulo? Então, é ele mesmo.

Foto retirada de barramansacity


A fato é: São Paulo pretende dar uma ''roubadinha'' nas água do rio paraíba do sul a fim de tentar sair da tal crise hídrica que tanto apavora o estado. 
Sim, isso pode ser uma solução viável para suprir a atual carência, mais uma hora essa água ira se limitar e novamente as hidrelétricas alcançaram o temível volume morto.
Ahh, mais irá chover e os rios se enxeram novamente! Quem pode afirmar isso? A chuva em quantidade necessária não pode vir por um bom tempo. Esse plano A pode não ser durável. Temos um plano B?

Vamos analisar alguns países mais idosos e experientes que o Brasil, se assim posso colocar, e ver se no fim aproveitamos algo para montar nosso plano B...

Inglaterra
Nos anos 2000 a Inglaterra também enfrentou a crise da água, apesar de ser conhecida como a cidade da garoa constante, sofreu com a falta de água. O governo ofereceu como solução, a construção da usina de dessalinização, tornando a água do mar potável.
Deu certo? [Sim] O governo brasileiro já 'pensou' nisso? [Sim]
Israel
Li em um site que Israel e reconhecido por ter um avançado sistema de tratamento de água. Na área da agricultura desenvolveram a chamada irrigação por gotejamento... Já dá para imaginar como é e perceber que o gasto de água será bem menor.
Deu certo? [Sim] O governo brasileiro já 'pensou' nisso? [ Algum agricultor me responde, por favor]
Estados Unidos
Tratamento de esgoto como forma a evitar a seca.
Deu certo? [Sim] O governo brasileiro já 'pensou' nisso? [Sim]
Japão
Implantação da água de reuso nas indústrias e nos lares japoneses.
Deu certo?[Sim] O governo brasileiro já 'pensou' nisso? [Sim]
Ok, o governo pensou. Já temos um plano B nos papeis e na mente. Agora basta executar...

Um lembrete para nós meros brasileiros:

Economize água, faz bem ao seu bolso e a natureza agradece. Reutilize a água!

Coisa minha:

Ontem fique tão feliz com uma atitude simples do meu pai. No curto período de queda de milagrosas gotinhas do céu ele aproveitou para lavar o quintal e todas as escadas externas da nossa casa. Olha que lindo isso *-* Quase me juntei a ele, mais minha gripe me impediu... Quem sabe da próxima, ainda aproveito e economizo a água que ia gastar no banho. hahahah brincadeirinha 



Exposição fotográfica realizada no minha cidade, sobre o Rio Paraíba. Se você mora pelas redondezas não perde tempo e vem dar uma conferida.
 Em exposição: Sesc Barra Mansa 
Funcionamento: Ter. a sex., 7h às 21h | Sab., dom. e fer., 9h às 18h.
Telefones: (24) 3324-2630 Endereço: Av. Tenente José Eduardo, 560



Nenhum comentário:

Postar um comentário